A literacia da
informação, enquanto prolongamento do conceito de literacia, define, de uma
forma mais abrangente, as competências que permitem a cada cidadão localizar,
aceder, recuperar, avaliar, interpretar e agir sobre a informação, na sua vida
privada e profissional, tornando cada indivíduo capaz de exercer a cidadania de
forma efetiva e responsável, enfrentando com sucesso os atuais desafios da
Sociedade da Informação.
Com a
transformação da Web, o fluxo informacional deixou de ser unidirecional e o
cibernauta deixou de ser um mero recetor de informação. Tendo em conta que a
facilidade de acesso à informação, através do recurso às tecnologias da
informação e comunicação, impôs-se a necessidade de alterar substancialmente o
papel das bibliotecas escolares.
O
Relatório-Síntese de Lançamento da RBE (1996) considera a informação “um
elemento central do currículo e refere: “O
crescimento exponencial do volume de informação, a diversidade de meios de
difusão e a acessibilidade às fontes possibilitadas pelas modernas tecnologias
de informação obrigam a alterar por completo as formas tradicionais do trabalho
escolar. A necessidade de desenvolver em todos os alunos competências neste
domínio constitui o objetivo primeiro da aprendizagem (…), exige uma
organização, métodos e recursos adequados e assenta sobretudo na criação de
situações que promovam o prazer de ler, de escrever e de investigar”.
O papel e a presença das Bibliotecas escolares,
enquanto serviços que promovem a literacia da informação digital junto dos
alunos, têm vindo a impor-se, procurando dar resposta às orientações de
organizações internacionais (IFLA/UNESCO, Manifesto da Biblioteca Escolar
(1999); AASL (2007) e OCDE (2010). No entanto, penso que seja fundamental
compreender o comportamento de quem procura e usa a informação acessível a
partir da BE, para que o Professor bibliotecário e a equipa de docentes de
apoio possam adaptar e desenvolver serviços orientados para melhorar e reforçar
as competências leitoras e de escrita dos alunos, adequadas a uma aprendizagem
dinâmica e eficaz ao longo da vida e, por outro lado, possam dar apoio à
educação formal /curricular.
Por isso, é
importante que as escolas através das suas bibliotecas, realizem ações de
literacia digital para alunos, pais e professores, orientadas para uma boa
utilização da internet.
Neste âmbito,
é de salientar que a RBE disponibiliza um referencial de aprendizagens
associadas ao trabalho das BE na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico,
intitulado “Aprender com a biblioteca
escolar, que sugere algumas estratégias de operacionalização da literacia
da informação, das quais destaco as seguintes:
·
a participação em ações formativas com o
objetivo de promover capacidades de planeamento do processo de pesquisa –
familiarização com um modelo de pesquisa (Super3,
Big6 Skills, Plus, Modelo Canadiano, C. Kulthau, entre outros );
·
Exploração de tutoriais sobre o processo de
pesquisa;
·
Utilização de guiões e tutoriais de literacia
digital e de informação sobre ferramentas, recursos, serviços, etc… construídos
com base em aplicações;
·
Recolha e partilha de informação no seio dos
grupos ou turma, presencialmente, através do computador, ou outro meio como
suporte ao trabalho colaborativo.
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