sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Bibliotecas escolares e literacia da informação digital


A literacia da informação, enquanto prolongamento do conceito de literacia, define, de uma forma mais abrangente, as competências que permitem a cada cidadão localizar, aceder, recuperar, avaliar, interpretar e agir sobre a informação, na sua vida privada e profissional, tornando cada indivíduo capaz de exercer a cidadania de forma efetiva e responsável, enfrentando com sucesso os atuais desafios da Sociedade da Informação.

Com a transformação da Web, o fluxo informacional deixou de ser unidirecional e o cibernauta deixou de ser um mero recetor de informação. Tendo em conta que a facilidade de acesso à informação, através do recurso às tecnologias da informação e comunicação, impôs-se a necessidade de alterar substancialmente o papel das bibliotecas escolares.

O Relatório-Síntese de Lançamento da RBE (1996) considera a informação “um elemento central do currículo e refere: “O crescimento exponencial do volume de informação, a diversidade de meios de difusão e a acessibilidade às fontes possibilitadas pelas modernas tecnologias de informação obrigam a alterar por completo as formas tradicionais do trabalho escolar. A necessidade de desenvolver em todos os alunos competências neste domínio constitui o objetivo primeiro da aprendizagem (…), exige uma organização, métodos e recursos adequados e assenta sobretudo na criação de situações que promovam o prazer de ler, de escrever e de investigar”.

O papel e a presença das Bibliotecas escolares, enquanto serviços que promovem a literacia da informação digital junto dos alunos, têm vindo a impor-se, procurando dar resposta às orientações de organizações internacionais (IFLA/UNESCO, Manifesto da Biblioteca Escolar (1999); AASL (2007) e OCDE (2010). No entanto, penso que seja fundamental compreender o comportamento de quem procura e usa a informação acessível a partir da BE, para que o Professor bibliotecário e a equipa de docentes de apoio possam adaptar e desenvolver serviços orientados para melhorar e reforçar as competências leitoras e de escrita dos alunos, adequadas a uma aprendizagem dinâmica e eficaz ao longo da vida e, por outro lado, possam dar apoio à educação formal /curricular.

Por isso, é importante que as escolas através das suas bibliotecas, realizem ações de literacia digital para alunos, pais e professores, orientadas para uma boa utilização da internet.

Neste âmbito, é de salientar que a RBE disponibiliza um referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das BE na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico, intitulado “Aprender com a biblioteca escolar, que sugere algumas estratégias de operacionalização da literacia da informação, das quais destaco as seguintes:

·         a participação em ações formativas com o objetivo de promover capacidades de planeamento do processo de pesquisa – familiarização com um modelo de pesquisa (Super3, Big6 Skills, Plus, Modelo Canadiano, C. Kulthau, entre outros );

·         Exploração de tutoriais sobre o processo de pesquisa;

·         Utilização de guiões e tutoriais de literacia digital e de informação sobre ferramentas, recursos, serviços, etc… construídos com base em aplicações;

·         Recolha e partilha de informação no seio dos grupos ou turma, presencialmente, através do computador, ou outro meio como suporte ao trabalho colaborativo.

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