domingo, 2 de fevereiro de 2014

Olhar a publicidade



A Publicidade, ao longo da história , foi evoluindo e adquirindo formas cada vez mais eficazes, mais abrangentes e mais sofisticadas de chamar a atenção, tendo-se tornado uma verdadeira arte. É uma forma de comunicação que pretende chamar a atenção, mas também informar, e sobretudo persuadir o público-alvo a adotar determinado comportamento. Ora, este tipo de comportamento depende do tipo de publicidade:
       A Publicidade Institucional - visa alertar, sensibilizar ou incitar à realização de ações de solidariedade, campanhas de prevenção, etc.
       A Publicidade comercial - visa chamar a atenção dos potenciais consumidores para determinado produto, e persuadi-los a comprá-lo.

 
 
 
Ler um texto publicitário
O texto publicitário corresponde à parte do anúncio em que se descrevem as características de um produto publicitado na imprensa ou num outro suporte de marketing direto. O corpo do texto toma muitas vezes a forma de um pequeno quadrado de texto ou parágrafo que acompanha a imagem do produto.
Para ler um texto publicitário devemos descrever, analisar e interpretar o anúncio na sua globalidade, inferindo das relações resultantes da interação entre texto e imagem.
       A descrição é o primeiro passo para a leitura que é sugerida ou imposta pelo grafismo, pelas proporções, pela perspetiva, pela utilização das cores, dos tons, das harmonias e dos contrastes, das formas e dos modelos, para uma visão global do anúncio publicitário.  
       O texto publicitário comporta um discurso persuasivo e a análise focaliza-se nos diferentes significantes, o que diz e como o diz.
       A interpretação aparece no final de uma cadeia lógica cuja finalidade é criar o desejo de comprar o produto;
       Estamos em presença de um significante visual, que condensa uma combinação variável de vários tipos de sistemas significantes, onde figura o texto e a imagem.
Estrutura:
       O título: é uma mensagem publicitária;
       A imagem: ilustra o produto de forma sugestiva de modo a cativar o público-alvo;
       O slogan: é um texto curto, forte, motivador, que fica no ouvido, que é inesperado, que nos faz sorrir, ou achar graça, ou exclamar “está muito bem apanhado”. Deve chamar a atenção e ser facilmente memorizado;
       O corpo do texto (texto argumentativo / descritivo ou alegórico); informa detalhadamente as qualidades do produto.
No discurso utiliza frequentemente:
       Uma linguagem polissémica;
       Frases nominativas e curtas;
       Tipo de frases exclamativas e/ou imperativas;
       Rima/ onomatopeia/ aliteração;
       Adjetivação expressiva;
       Figuras (de estilo): a metáfora, a comparação a alegoria ou a hipérbole;
       Função da linguagem apelativa e/ou emotiva.
Grelha de leitura de mensagem visual (Anúncio publicitário)
Mensagem plástica
Suporte
 
Moldura
 
Enquadramento
 
Ângulo do ponto de vista
 
Escolha da objetiva
 
Composição
 
Formas
 
Dimensões
 
Cores
 
Iluminação
 
Textura
 
Mensagem icónica
Síntese: a interpretação dos motivos joga-se por intermédio do processo da conotação.
 
Mensagem linguística
Relação estabelecida com a imagem
Função de âncora (legenda da imagem)
 
Função de substituição (quando completa as carências expressivas da imagem).
 
 
 
 
 

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