A Publicidade, ao longo da história , foi
evoluindo e adquirindo formas cada vez mais
eficazes, mais abrangentes e mais sofisticadas de chamar a atenção, tendo-se tornado
uma verdadeira arte. É uma forma
de comunicação que pretende chamar a atenção, mas também informar, e sobretudo persuadir o público-alvo a
adotar determinado comportamento. Ora, este tipo de comportamento depende do
tipo de publicidade:
• A Publicidade Institucional - visa
alertar, sensibilizar ou incitar à realização de ações de solidariedade,
campanhas de prevenção, etc.
• A Publicidade comercial - visa chamar
a atenção dos potenciais consumidores para determinado produto, e persuadi-los
a comprá-lo.

Ler um texto
publicitário
O texto publicitário corresponde à parte do anúncio em que
se descrevem as características de um produto publicitado na imprensa ou num
outro suporte de marketing direto. O corpo do texto toma muitas vezes a forma
de um pequeno quadrado de texto ou parágrafo que acompanha a imagem do produto.
Para ler um texto publicitário devemos descrever, analisar e
interpretar o anúncio na sua globalidade, inferindo das relações resultantes da
interação entre texto e imagem.
• A descrição é o primeiro passo para a leitura
que é sugerida ou imposta pelo grafismo, pelas proporções, pela perspetiva,
pela utilização das cores, dos tons, das harmonias e dos contrastes, das formas
e dos modelos, para uma visão global do anúncio publicitário.
• O
texto publicitário comporta um discurso persuasivo e a análise focaliza-se nos diferentes significantes, o que diz e como o diz.
• A interpretação aparece no final de
uma cadeia lógica cuja finalidade é criar o desejo de comprar o produto;
• Estamos
em presença de um significante visual, que condensa uma combinação variável de
vários tipos de sistemas significantes, onde figura o texto e a imagem.
Estrutura:
• O título: é uma mensagem publicitária;
• A imagem: ilustra o produto de forma
sugestiva de modo a cativar o público-alvo;
• O slogan: é um texto curto, forte, motivador, que fica no ouvido, que é
inesperado, que nos faz sorrir, ou achar graça, ou exclamar “está muito bem
apanhado”. Deve chamar a atenção e ser facilmente memorizado;
• O corpo do texto (texto argumentativo /
descritivo ou alegórico); informa detalhadamente as qualidades do produto.
No discurso utiliza
frequentemente:
•
Uma linguagem polissémica;
•
Frases nominativas e curtas;
•
Tipo de frases exclamativas e/ou imperativas;
•
Rima/ onomatopeia/ aliteração;
•
Adjetivação expressiva;
•
Figuras (de estilo): a metáfora, a comparação a
alegoria ou a hipérbole;
•
Função da linguagem apelativa e/ou emotiva.
Grelha
de leitura de mensagem visual (Anúncio publicitário)
Mensagem
plástica
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Suporte
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Moldura
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Enquadramento
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Ângulo do ponto de vista
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Escolha da objetiva
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Composição
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Formas
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Dimensões
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Cores
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Iluminação
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Textura
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Mensagem
icónica
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Síntese: a interpretação
dos motivos joga-se por intermédio do processo da conotação.
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Mensagem
linguística
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Relação estabelecida com a imagem
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Função de âncora (legenda
da imagem)
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Função de substituição
(quando completa as carências expressivas da imagem).
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